top of page

Barcelos

Barcelos é uma cidade medieval, situada num local com vestígios arqueológicos Pré-Históricos, mas foi no séc. XII que D. Afonso Henriques lhe concedeu foral e a tornou vila.

Em 1385, o Condestável Nuno Álvares Pereira tornou-se o 7º Conde de Barcelos e entregaria a vila como dote no casamento da filha D. Beatriz com D. Afonso.

Lugar único e peculiar, banhado pelo rio Cávado e moldado por séculos de histórias e tradições. Ao calcorrear o centro histórico está a pisar o mesmo caminho percorrido pelos peregrinos que rumam a Compostela. Todo o núcleo citadino é pautado por monumentos de pormenores arquitetónicos de várias épocas, desde o românico, gótico, passando pelo renascimento, pelo estilo barroco até ao neoclássico.

Importa falar do lendário Galo de Barcelos e que conta a epopeia de um peregrino a caminho de Santiago de Compostela, que miraculosamente foi salvo da forca, graças a Santiago, quando o cantar de um galo se fez ouvir de forma surpreendente.

​Também a gastronomia tradicional e contemporânea que assenta em produtos da terra, espelhada nas iguarias como o bacalhau, a lampreia, os rojões, as inconfundíveis e únicas papas de sarrabulho à moda de Barcelos, o arroz pica no chão, o cozido e, claro, o galo assado à moda de Barcelos.

Barcelos está próximo de grandes centros Urbanos e a distância do Aeroporto do Porto (OPO) para Barcelos é de cerca de 50 km.

Barcelos fotos.jpg
Teatro2.jpg
BVB.jpg

Barcelos Tango

Festival

bottom of page